ensαios de umα αprendiz α jornαlistα

Economia na Facamp

por Anna Carolina Cardoso Pinheiro

Atuar em bancos, empresas privadas, financeiras, indústrias de grande porte e órgãos do governo. Fazer previsões econômicas para empresas. Participar da elaboração de planejamentos. Cuidar dos cálculos econômicos e planejar aplicações financeiras. Elaborar perspectivas macro e micro-econômicas. Graças a esse sonho milhares de estudantes são movidos a escolher o curso de economia no vestibular. Para os aspirantes a economistas, as Faculdades de Campinas (FACAMP) se mostram uma excelente escolha.

Segundo lugar no ENADE 2006-2008, as Faculdades de Campinas se orgulham da empregabilidade de 98% dos formandos de Ciências Econômicas. Fundada no ano de 2000 por três economistas – João Manuel Cardoso de Mello, Liana Aureliano, Luiz Gonzaga Belluzo – e pelo empresário Eduardo da Rocha Azevedo, a instituição apresenta um projeto pedagógico que visa o ensino de excelência, como o exigido pelo mercado de trabalho do século XXI: aulas em período integral, domínio de línguas, e o ensino de humanidades.

Os grandes responsáveis pelo sucesso da FACAMP, para o coordenador do curso de Graduação em Economia, Rodrigo Sabbatini, são a carga didática de mais de cinco mil horas, o currículo ajustado ao mercado de trabalho, e os professores capacitados. Na faculdade, além das disciplinas teóricas o aluno tem contato com a prática profissional, tanto para a área financeira, como para o trabalho na área privada. Esse grande diferencial se dá pelo treinamento no Centro de Estudos Sócio-Econômicos de Campinas (CAESEC), no Centro de Pesquisas Econômicas, nos Laboratórios de Conjuntura Econômica e de Operações dos Mercados Financeiros, e na empresa júnior Qualitas. Todos, núcleos de prática profissional avançada, localizados no campus, dão aos estudantes uma visão clara de como é o mercado que os espera.

Bruno Simões Santos, aluno do 1º ano de Economia, acredita que a FACAMP, já reconhecida por grandes profissionais, logo se firmará na cabeça das pessoas. “A FACAMP ainda é muito nova, e já se destaca. Não ficamos atrás de faculdades conceituadas como FGV e Ibmec em nada. Em no máximo dez anos também teremos nome”, diz o calouro.

Guilherme Duch Crosta, 3º ano, destaca o Laboratório de Operações dos Mercados Financeiros, para ele indispensável à formação do economista: “No ano passado a FACAMP implantou o treinamento em Mesa de Operações Financeiras Simuladas. Nós nos dividimos em grupos e participamos de uma simulação no mercado financeiro. É algo que as grandes empresas proporcionam a seus gerentes e nós temos a oportunidade de fazê-lo ainda na faculdade”.

Com cerca de 200 alunos, o curso de Ciências Econômicas das Faculdades de Campinas oferece um curso focado na economia heterodoxa, que prepara o aluno para o mercado. Estudos de caso são amplamente utilizados a fim de dar uma visão clara do mercado. Saber escrever e falar bem passou a ser um dos grandes diferenciais do economista, por isso a FACAMP oferece a seus alunos seis semestres de Língua Inglesa, quatro de Língua Portuguesa e seis de Informática – o domínio das ferramentas digitais necessárias para o exercício da profissão é mais um diferencial.

Um sistema inovador de prática profissional avançada que culmina no estágio qualificado é a marca da faculdade que, desde o primeiro dia de aula, alia o sólido conhecimento teórico à execução de atividades práticas próprias da atuação do economista. Com o lema cada aluno é uma pessoa e não um número, a FACAMP se sobressai por oferecer ensino de elite: turmas pequenas, limitação de vagas em cada curso de graduação, contato estreito entre alunos, professores, coordenadores e diretores. E se mostra uma opção cada vez melhor não apenas para aspirantes a economistas, bem como para futuros jornalistas, designers, administradores de empresas, advogados, publicitários, analistas de relações internacionais e engenheiros de produção.

(matéria escrita em 24/04/2009, para a disciplina de Jornalismo Multimídia)

Comentários em: "Economia na Facamp" (1)

  1. Ade mm ir disse:

    Gostaria de saber valor mensal curso economia na Facamp obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: