ensαios de umα αprendiz α jornαlistα

Dezoito pares de canecas. Iguais. De ágata. Lado a lado ao longo da extensa toalha xadrez. Hosana deixava, então, a máquina de costura de lado e ia atrás dos dezesseis filhos para a primeira refeição do dia. Lourdes, a mais espevitada entre eles, nunca estava visível… Escondia-se junto à mais baixa das janelas da casa, aproveitando-se de que, de lá, podia ouvir as confissões e a movimentação das beatas na aconchegante capela de Milagres, no interior do Ceará.

A pequena igrejinha dedicada a Santo Antônio era, aliás, palco para as maiores peraltices de Lourdes. Imaginem só que a danada, acompanhada da vizinha, amiga e fiel escudeira Madalena, pegava um punhado de alfinetes que a mãe usava para suas costuras e corria para a capela. Lá, durante o sermão do padre, as duas se ocupavam de, com os alfinetes, unirem as saias das beatas! Era a maior diversão quando chegava a hora da comunhão e as mais distintas senhoras da pequena cidade não conseguiam se mover.

Seis e meia da manhã. Família toda reunida. Na mesa, tapioca e bolo de fubá.  O cheiro de café irradiava por todos os cômodos da casa. Os rostos das crianças expressavam sono e saciedade. O de Francisco, prazer em ver a bela família que construíra. Hosana, por sua vez, ficava tensa, olhando fixamente para Lourdes e se perguntando se, um dia, a mais nova de suas filhas entraria nos eixos.  A capela não era para Santo Expedito, mas bem que Santo Antônio também podia interceder para que essa causa impossível fosse resolvida rapidamente – pensava enquanto rezava, agradecendo a primeira refeição daquele dia.

(texto escrito em 24/03/2011, para a aula de Jornalismo Literário) 

Comentários em: "Peraltices sob o olhar de Santo Antônio" (4)

  1. cidinha disse:

    quanta emoção!
    abraceijos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: