ensαios de umα αprendiz α jornαlistα

FACAMP e CPFL firmam parceria para TV corporativa

Alunos do terceiro ano de Jornalismo Multimídia da instituição serão os responsáveis pelo telejornal Conexão CPFL

Anna Carolina Cardoso Pinheiro

Para muitos, optar por uma faculdade com aulas em período integral é o mesmo que abdicar da prática que o curso exige. Parcerias com empresas e as chamadas aulas-laboratório podem mudar esse quadro.

Foi pensando nisso que as Faculdades de Campinas – FACAMP firmaram uma parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL para que os alunos do terceiro ano de Jornalismo Multimídia vivenciem, no dia-a-dia, os desafios de colocar no ar uma TV corporativa.

Os 17 alunos da instituição têm a missão de entregar, semanalmente, um telejornal com sete minutos de duração e o objetivo de fazer com que os colaboradores conheçam melhor a empresa em que trabalham.

Carlos Drummond, coordenador do curso de Jornalismo Multimídia destaca o quão enriquecedora é essa oportunidade na vida dos alunos. “Ainda na

Coordenador do curso de Jornalismo da FACAMP, Carlos Drummond destaca a importância do projeto para a formação dos alunos

faculdade, a turma do terceiro ano está tendo a chance de conhecer a área de comunicação de uma grande empresa como a CPFL e de se preparar para atuar na área de comunicação empresarial, o setor do jornalismo que mais cresce atualmente”, explica o coordenador.

“A FACAMP, primeira instituição brasileira a incorporar a disciplina de Comunicação Empresarial ao currículo de Jornalismo, consegue, com o Conexão CPFL, unir a teoria à prática”, completa Drummond.

Para Daniel Faustino, um dos alunos da FACAMP envolvido no projeto, essa parceria representa um grande diferencial em sua formação. “Conviver com as cobranças e o prazo sempre apertado, exigências de uma grande empresa, ainda na faculdade, está preparando-nos melhor para o mercado de trabalho”, acredita o estudante.

Dinoê Urbano também cursa o terceiro ano de Jornalismo Multimídia na FACAMP. No projeto, dedica-se à edição das matérias e do próprio jornal. “O Conexão CPFL é gravado em alta definição, o que é uma novidade para nós. Tenho aprendido muito com esse contato com essa nova tecnologia”, diz ele.

A TV corporativa deve iniciar suas transmissões ainda nesse ano. Os telejornais produzidos e editados pelos próprios alunos serão reprisados durante os cinco dias da semana, em seis horários diferentes – às 07, às 08, às 09, às 12, às 13 e às 14 horas. Ao todo, serão instalados 46 monitores, em 12 localidades, abrangendo 64% da população da CPFL, espalhados em Estações Avançadas e nas diversas empresas do Grupo.

Com esse novo ponto de contato a empresa pretende tornar a comunicação interna mais eficiente e dinâmica, de modo que os colaboradores tenham acesso a conteúdos relevantes. Além disso, a TV eliminará problemas de atraso na distribuição de peças impressas das campanhas de comunicação interna, como banners e cartazes, às áreas descentralizadas.

O conteúdo exibido poderá ser acessado também pelo colaborador em seu computador, através da intranet. Com programação das 07 às 19 horas, será transmitido, além do telejornal, o conteúdo de comunicação empresarial da CPFL (campanhas internas e matérias do Portal de Notícias), notícias do clipping diário, informações sobre o clima, cotação de câmbio e das ações da CPFL. A TV contará ainda com vídeos enviados pelos próprios colaboradores através do Repórter CPFL, uma espécie de YouTube corporativo, e possibilitará a realização de videoconferências.

(matéria escrita em 02/09/2011, para a disciplina de Jornalismo Multimídia VI)

PS: você já assistiu o piloto que deu origem a essa parceria? não perca a chance de fazê-lo agora, então!

https://accpinheiro.wordpress.com/2010/12/14/jornal-facamp-cpfl/ 

Comentários em: "FACAMP e CPFL firmam parceria para TV corporativa" (1)

  1. […] Quer saber mais sobre o início da TV Corporativa da CPFL? Essa ideia surgiu a partir da parceria com a FACAMP, dos alunos de jornalismo: clique aqui. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: