ensαios de umα αprendiz α jornαlistα

A tarefa era clara: escrever um perfil sobre algum personagem urbano. Mesmo morando em Campinas, foram nas personalidades ituanas que comecei a pensar. A fama de grandeza da cidade onde nasci faz jus à grande quantidade de célebres habitantes, cujas histórias renderiam muitos caracteres. Precisava, no entanto, decidir-me por uma só. Veio logo em minha mente a figura de Beto Bertozzo, ituano de nascença e de coração e que, por sorte, faz parte do meu círculo de amizades, para não dizer da família que escolhi para mim.

Decorador renomado e com a agenda sempre cheia, temi não conseguir uma entrevista. Muito solícito, ele me recebeu em sua casa no início da noite, com paciência, carinho e pronto para mostrar um lado seu que eu, tão habituada a seu jeito brincalhão, desconhecia.

Nascido Luís Alberto Bertozzo, Beto sempre foi uma pessoa muito ligada à família e à religião, razões que apenas reforçam seu laço com a Itu, já que todos os seus familiares moram na chamada “Roma Brasileira”, cidade de forte tradição católica.

Tradição essa que se deve, em parte, a Beto que, há oito anos, organiza a Festa do Divino na cidade, festividade que une as mais diversas pessoas da cidade. Trabalhando na Secretaria de Turismo de Itu, emprestou seu talento à decoração natalina da cidade nos últimos, arrancando suspiros das pessoas ao conseguir, com efeitos de luz, realçar ainda mais a beleza das praças históricas.

Ituano apaixonado, nunca conseguiu ficar longe de sua terra natal por muito tempo. Morou em São Paulo durante a vida universitária, mas ansiava que o final de semana não tardasse a chegar, proporcionando-lhe a chance de voltar para casa e para perto dos seus.

Às sextas-feiras, já em Itu, havia uma espécie de ritual para que pudesse usufruir dos pais e das irmãs, que incluía longas conversas à mesa, ocasionais voltas de carro e uma xícara de café e um cigarro antes de deitar. Já acomodado em sua cama, Beto recebia ligações dos amigos, chamando-o para sair, convites que eram, em sua maioria, recusados, devido ao cansaço que sentia após uma longa semana.

Tamanho cansaço era mais do que justificável: na casa dos Bertozzo era forte o incentivo para o estudo e Beto cursou, concomitantemente, duas faculdades: medicina psicossocial e arquitetura! Aluno dedicado, ele teve a oportunidade de fazer pós-graduação em psicologia no exterior. Trancou a matrícula do curso de arquitetura e passou um ano no México. De lá, viajou para Paris, onde passou mais dois meses até, enfim, retornar à estância turística onde nascera e abrir seu consultório.

Tão logo retornou ao Brasil, tratou também de retomar sua segunda graduação. E mesmo depois de mais uma formatura, não deixou a psicologia de lado. Manteve seu consultório por 25 anos mas, com o Plano Collor, e a consequente crise, viu-se obrigado a fechá-lo. Mas nem assim deixou de atuar: ficou trabalhando como psicólogo na prefeitura da cidade.

Ainda hoje, decorador em tempo integral, aplica os conceitos adquiridos na área da saúde: quando contratado, por meio de algumas perguntas, traça um perfil do cliente, fundamental para auxiliá-lo a criar o ambiente ideal para aquela pessoa, de acordo com seus gostos e hábitos.

A vida lhe foi generosa. Pai há 15 anos, vibra com cada fase que Maria Pia atravessa, vibrando com cada detalhe e proporcionando o melhor à filha do coração. Sempre rodeado de amigos, é alvo constante de brincadeiras com sua exacerbada curiosidade e jeito irreverente de ser.

Sem precisar fazer esforço, é notado aonde quer que vá. E, se falta, é o assunto preferido em todas as rodinhas. Pernas torneadas. Unhas impecáveis. Cabeça brilhante. Risada contagiante. Curiosidade insaciável. Fé imensurável. Voz inconfundível. Talento indiscutível. Sorriso sempre no rosto. Assim é Beto Bertozzo, o melhor decorador da cidade de Itu e, certamente, um personagem urbano.

 

(perfil escrito em 02/05/2012, para a disciplina de Jornalismo Literário III)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: